Prefeitura

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/11/2017 17h30

Fórum discute exportação como estratégia para estados do Nordeste

O Decola Nordeste começa nesta quarta-feira (8) e vai debater as estratégias para incrementar as exportações e aumentar a quantidade de empresas nordestinas na base exportadora brasileira.

As principais instituições envolvidas com comércio exterior no Nordeste e no Brasil estarão reunidas em Natal nesta quarta-feira (8)npara traçar estratégias e ampliar a base exportadora da região, durante o Decola Nordeste. Trata-se de um fórum de debates envolvendo os principais atores nacionais e regionais para discutir estratégias de desenvolvimento para região Nordeste, com foco no Comércio Exterior e atração de investimentos. Promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), o evento começa às 14h, no Hotel Holiday Inn, e faz parte da programação do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE).

O objetivo do Decola Nordeste é propiciar a análise do ambiente macroeconômico e a relação do Nordeste com o cenário internacional, bem como fomentar o debate sobre o panorama atual e novas ações de estímulo às exportações e captação de investimentos no Nordeste, como forma de desenvolvimento regional. O Decola Nordeste vai debater o ambiente macroeconômico e a relação do Nordeste com as oportunidades e ameaças do cenário nacional e internacional. O assunto será abordado na palestra do diretor geral da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), Ricardo Andres Markwald. Fundada no Rio de Janeiro em 1979, a instituição desenvolve pesquisas, estudos, informação e assistência técnica no campo do comércio exterior.

Um dos painéis do fórum é intitulado 'Estratégias para Desenvolver o Comércio Exterior e Atração de Investimentos durante a Crise'. O painel será mediado pelo diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, e vai contar com a presença de representantes das secretarias de desenvolvimento econômico dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará. ReproduçãoUm dos principais objetivos do Decola Nordeste é posicionar os estados da região e ampliar a base exportadora da região mediante a pauta nacional. Por isso, o fórum também abordará o tema 'Perspectivas de desenvolvimento do Comércio Exterior da Região Nordeste'.

O debate será mediado pela gerente da unidade de acesso acesso a mercados do Sebrae Nacional Renata Malheiros Henriques e e contará com a participação do presidente da Fiern, Amaro Sales, do gerente do Banco do Nordeste em Natal, Tiago Dantas e Silva, e do representante Apex-Brasil Escritório Nordeste, Sérgio Ferreira, além do gestor de internacionalização da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, Heraldo Ricardo dos Santos.

Encontro
O fórum começa horas antes da abertura oficial do EINNE, que visa dar maior visibilidade aos produtos de pequenos negócios nordestinos no mercado internacional e, assim, incrementar não só as exportações do país, mas também aumentar a quantidade de empresas do Nordeste na base exportadora brasileira. A expectativa é que o EINNE gere um volume de negócios da ordem de R$ 25 milhões e amplie as exportações dos estados da região. O evento é promovido pelo Sebrae e Fiern com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e outros parceiros.

Estruturado em salões, onde ocorrem as rodadas de negócios, o encontro contará com 150 empresas da região que vão ofertar produtos e serviços para grandes grupos compradores. Nesta edição, participam das rodadas 76 compradores, a maioria - 70 deles - estrangeiros, vindo de diversos países, como África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, França, México, Moçambique, Nigéria, Peru, Rússia, Tanzânia, além de Angola, Bélgica, Canadá, Itália, Kenia, China, Guatemala, Havai, Inglaterra, Panamá, Portugal, Arábia Saudita. Estão programadas quatro grandes rodadas de negócios, além de um salão só com rodadas virtuais, permitndo que os empreendedores poderão negociar virtualmente com compradores que não estarão presente no evento.

 

*Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo