Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/08/2017 12h58

Programa de certificação amplia mercado para facções potiguares

Ação do Sebrae em parceria com o grupo Guararapes deve beneficiar 124 facções potiguares com a certificação da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex). 49 delas já serão auditadas neste mês.

O Sebrae no Rio Grande do Norte e o Grupo Guararapes lançam o Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex). A iniciativa, na verdade, dá o pontapé para a certificação das mais de 124 unidades de facções de costura que estão em operação no estado de acordo com os padrões e requisitos de produção exigidos pela associação que reúne os principais grupos varejistas de confecções no Brasil. A solenidade de lançamento será realizada no dia 11, às 10h, na sede do Sebrae, em Natal. Podem participar do programa facções de costuras e pequenas indústrias de confecção interessadas. Informações pelo 0800 570 0800.

O lançamento contará com a presença do diretor executiva da Abvtex, Edmundo Lima, além de Carlos Alberto Martelotte, que coordena o programa Abvtex na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entidade responsável pela auditoria das empresas. Eles vão apresentar a importância da certificação para o setor e as etapas para a conquista do selo, que permite ao varejo certificar e monitorar fornecedores quanto às boas práticas de responsabilidade social e relações do trabalho.

O Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo dá início a um importante processo a favor da estruturação da cadeia têxtil do estado, sobretudo na área de unidades de facção. Hoje, o Rio Grande do Norte possui em torno de 124 facções que empregam 2.900 pessoas. A iniciativa significará a abertura de novas oportunidades de negócios para quem tiver a qualificação, permitindo que grande parte da cadeia atue com melhores condições de trabalho, respeito à legislação e demais aspectos ligados à responsabilidade social.

A ideia do Sebrae juntamente com a Guararapes é desenvolver e apoiar os pequenos negócios do setor que atuam como fornecedores e subcontratados de grandes grupos têxteis para que se adequem à Certificação de Fornecedores Abvtex. Representa também a abertura de novos mercados e novas oportunidades, já que a associação reúne empresas, como Marisa, C&A, Calvin Klein Jeans, Renner, Leader e Zara, além dos grupos Walmart, Henring e Guararapes, através das lojas Riachuelo.

De acordo com a gerente da Unidade de Desenvolvimento da Indústria do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt, com esse programa, o Rio Grande do Norte terá o maior pólo de empresas com esse selo da Abvtex no país. "Será um diferencial, principalmente para a região do Seridó, que vai chamar a atenção dos grandes varejistas. Essa certificação gera confiança e segurança na contratação de serviços dos fornecedores desses grandes redes".

Auditoria

A certificação prevê a realização de auditorias que serão feitas pela ABNT para o monitoramento de práticas, compromissos e aspectos de gestão ligados aos seguintes temas: trabalho infantil, trabalho forçado ou análogo ao escravo, trabalho estrangeiro irregular, liberdade de associação, discriminação, abuso e assédio, saúde e segurança do trabalho, monitoramento e documentação, compensação, horas trabalhadas, benefícios, monitoramento da cadeia produtiva e meio ambiente.

Segundo a gestora do programa no Sebrae, Verônica Melo, desde o ano passado, o Sebrae vem preparando e articulando um grupo de 49 facções para participar do programa a partir do que a Guararapes já exigia e essas empresas já serão auditadas a partir de 14 de agosto. A certificação desse grupo será todo subsidiado, uma parte pelo Sebrae, através do Programa Sebraetec que oferece subisídios de 70%, e o restante pela Guararapes.

"A intenção é que esse programa venha para certificar e garantir a qualidade da cadeia de valor desses grupos varejistas. Com o selo, as facções terão a oportunidade de ampliar o mercado, passando ter os requisitos para ofertar serviços a outras redes que integram a Abvtex", explica Verônica Melo. Segundo ela, as demais empresas que também desejarem a certificação poderão conseguir subsídio de 70% do Sebraetec.

O presidente da Associação Seridoense de Confecções, Zeca Araújo, divide a mesma opinião. "Essa certificação vai abrir muitas portas para todo o setor de facções. Hoje, muitos clientes já nos condicionam o contrato ao selo da Abvtex", diz o presidente, que também é proprietário da Zaja Confecções, que possui duas unidades em Cero Corá (a 190 quilômetros de Natal). Juntas as facções empregam 147 pessoas e geram uma produção diária média de 3 mil peças por dia.

Atualmente, o empresário já fornece para a Guararapes, Hering e a carioca Farm. No entanto, está em negociação para passar a produzir para um dos fornecedores do grupo C&A. "A negociação ainda está no início, mas, certamente, o selo ajudaria a consolidar essa negociação. Seria um diferencial para a gente".

*Fonte: Agência Brasil

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo