Prefeitura

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/06/2017 09h57

Neste Dia dos Namorados, maioria vai ganhar presente de até R$ 90, aponta Serasa

Levantamento também mostra que 76,5% das pessoas devem fazer as compras à vista. Especialistas aconselham gastos que caibam no orçamento, além de pesquisa de preços para encontrar as melhores ofertas

Uma sondagem feita nas agências da Serasa com 1.420 consumidores apontou que 60,3% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 90 neste Dia dos Namorados. O levantamento também apurou que 76,5% das pessoas devem pagar à vista pelos presentes. Segundo a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, é importante que no atual cenário político e econômico do país o consumidor seja cauteloso e faça suas compras com consciência para não se endividar além da sua capacidade de pagamento.

Também é essencial que o consumidor faça pesquisa de valores para encontrar a melhor oferta. Em datas sazonais, é comum que haja uma grande variação de preço em cima de um mesmo produto. Para Monnerat, o consumidor não precisa ter vergonha de pedir desconto e pechinchar antes de confirmar a compra do produto e/ou serviço. “Também é um momento importante de venda para o comércio e quando há esse interesse conjunto, a negociação de valor pode ficar satisfatória para ambos”, diz.

Presente com criatividade

Impressionar o parceiro com presentes caros quando o orçamento não comporta essa despesa não é um ato de amor, mas de irresponsabilidade financeira. “Mesmo os consumidores apaixonados precisam colocar a razão na frente da emoção e só investir no presente que caiba no orçamento, evitando parcelamentos que aumentam as chances de descontrole”, diz a diretora do Serasa Consumidor.

Se a grana está curta, o consumidor pode investir em presentes criativos e artesanais, caprichados com poemas e mensagens de amor. Abusar dos dotes culinários e preparar um jantar para o namorado também pode ajudar a não gastar ainda mais com restaurantes e bares.

Já falou sobre dinheiro com seu parceiro?

A compatibilidade financeira é um bom indicador de que o namoro pode evoluir para um relacionamento mais sério. Falar sobre a situação financeira com o parceiro é fundamental. É muito importante saber se o casal está, atualmente, na mesma página e como é o comportamento de cada um em relação à administração do dinheiro. Assim, é possível evitar problemas futuros.

Faça o teste para saber se o casal combina nessa área: www.serasaconsumidor.com.br/casais/

Fonte: Serasa Experian


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo