Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/03/2017 09h22

São Paulo Fashion Week abre espaço para empresas potiguares

As marcas Fio a Fio e VK By VK participam de oficinas e visita aos bastidores da principal semana de moda brasileira. Já a Palone Design vai apresentar produtos em uma exposição com outras 14 marcas.

Três empresas do Rio Grande do Norte vão participar da principal semana de moda do Brasil, a 43ª São Paulo Fashion Week (SPFW), que segue até a sexta-feira (17). Através de um convênio entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), as marcas Fio a Fio (moda praia), VK by VK (moda masculina) e Palone Design (acessórios) estarão envolvidas em atividades da SPFW. Os donos de pequenas empresas do Rio Grande do Norte terão a oportunidade de conhecer os bastidores da semana da moda, expor produtos e comercializá-los e esclarecer dúvidas sobre como empreender no setor.

O convênio Contextualizar na Moda promove uma missão ao evento, contemplando sete empresários potiguares ligados às duas empresas, Fio a Fio e VK by VK. Eles terão a oportunidade de realizar uma imersão nesse universo de alto valor agregado. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros, quebrando o tabu de inacessibilidade desse segmento para os pequenos negócios.

Os potiguares compõem uma comitiva de cem pequenos empresários previamente selecionados em outros estados, que cumprirão uma agenda intensa pautada em visibilidade, conhecimento e networking. Essa missão técnica realizará a imersão desses empreendedores no SPFW, com visitas guiadas aos backstages, participação nos desfiles, desfiles comentados no Espaço Sebrae e palestras com especialistas em comportamento de consumo, tendências e gestão.

"Essa missão possibilita o acesso dos pequenos negócios de moda do Rio Grande do Norte a esta plataforma de moda. No lounge do Sebrae, os empresários terão palestras com estilista e empresas de pesquisa de moda, como WGSN e Use Fashion, aumentando a expertise nessa área, já que também poderão assistir aos desfiles", explica a gestora do Projeto de Desenvolvimento da Indústria e Varejo de Moda do Sebrae no Rio Grande do Norte, Verônica Melo.

Exposição de peças
Além de toda essa programação, a grande novidade para essa edição será a participação dos empreendedores no Projeto Estufa, uma iniciativa do SPFW que visa ampliar possibilidades, focando em inovação e economia criativa. A Palone Design é a representante do Rio Grande do Norte no projeto. A marca estará numa instalação, juntamente com outras 14 marcas, na área de maior circulação de convidados do evento, apresentando as coleções de bijuterias desenvolvidas no estado pela designer Palone Leão.

A exposição será numa área de livre acesso ao público e apresentará criações dos pequenos negócios que estiveram integrados às primeiras edições do Contextualizar na Moda e já demonstraram resultados concretos de desenvolvimento de marca e negócios. Além disso, haverá consultores para orientação aos empreendedores. As empresas integrantes da exposição têm em comum a participação no dinâmico mercado de e-commerce que vem impulsionando os resultados do varejo de moda no Brasil.

Outro projeto que beneficiará os empreendedores será a segunda edição do Top Five. Durante 12 meses, cinco pequenos negócios da indústria da moda brasileira selecionados entre as empresas atendidas pelo Sebrae em todo país serão orientados por um time multidisciplinar e especializado nas áreas de branding, comercialização e desenvolvimento de produto. A seleção dessas empresas é realizada em diferentes etapas e definida por meio de análises que julgam os quesitos marketing, branding e estratégia comercial das empresas inscritas.

*Fonte: Agência Sebrae RN

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo