Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

27/01/2017 10h14

Marcos Souto lança seu primeiro EP no próximo dia 29

Este é o 1º registro do trabalho do sambista desde que iniciou carreira solo.

Depois de dois meses intensos de ensaios e trabalho em estúdio, chegou o momento de botar o filho no mundo. O sambista Marcos Souto irá lançar seu primeiro EP (disco com quantidade menor de músicas do que um CD, e que geralmente possui de quatro a seis faixas) no próximo dia 29 de janeiro, em show gratuito, às 19h, no Espaço Cultural M.A.P.A, que fica no terceiro piso do Shopping Midway Mall.

"Neste momento optei por lançar um EP, e não um CD, porque além do custo do EP ser mais baixo devido à quantidade menor de músicas, ele irá marcar esta nova fase da minha carreira, e servirá de preparação para a gravação do meu CD, no final deste ano, com outras músicas inéditas", declara.

Este é o primeiro registro do trabalho de Souto depois que ele iniciou sua carreira solo. O disco tem cinco músicas, sendo três delas já conhecidas do público (Meu protetor, Terra do Sol e Caminho a Seguir), e direção musical de Jubileu Filho, com exceção da música "Do melado à cachaça", com arranjos de Diogo Guanabara. O show de lançamento também tem direção musical de Jubileu Filho.

O EP será vendido no local do show ao preço de R$ 10, e será entregue às pessoas que fizeram a compra antecipada, dinheiro que custeou a impressão da capa e a prensagem, que é a gravação das músicas finalizadas na mídia. "Eu tive ajuda de muita gente. Fiz contatos por meio das minhas redes sociais e pelo WhatsApp, e consegui vender antecipadamente cerca de 200 EP's aos meus familiares e amigos. Sem isso não teria como bancar esta finalização", relembra Marcos.

O compositor explica ainda que os arranjos das músicas, entre as quais, e o aluguel do estúdio foram pagos por ele. Já os músicos aceitaram participar da gravação das faixas sem cobrar nada. "Tudo por amizade", agradece.

Vale ressaltar que as pessoas que fizeram a compra antecipada e que não puderem comparecer ao show de lançamento, também têm a opção de receber o material em mãos, conforme foi prometido no ato da venda.

Um pouco sobre Marcos Souto

Com quase 20 anos de estrada, o cavaquinista, cantor e compositor Marcos Souto (35) já é bem conhecido no cenário do samba potiguar. Natural de Macaíba, começou a ouvir os sambas de Martinho da Vila e Agepê por influência da mãe. Mesmo sem saber tocar, comprou um cavaquinho com o que ganhou ajudando o pai produzindo artesanato. Teve cerca de dois meses de aulas com Chumbinho, que na época já era profissional, e a partir daí não parou mais.

Sua primeira banda foi o Pagodelírio (1998). Também tocou com Ivando Monte e liderou o grupo de pagode Fala Sério. Mas a banda que lhe propiciou grandes momentos na carreira foi o Arquivo Vivo, grupo de samba de raiz que ajudou a fundar em 2008. À frente do grupo, abriu os shows de Neguinho da Beija Flor, no extinto Projeto Seis e Meia (2008); de Almir Guineto (2009) e de Casuarina (2013). Foi também o cavaquinho da banda que acompanhou Sombrinha (2009), Aluísio Machado (2012) e Toninho Geraes (2012 - Projeto Ribeira Boêmia).

Foi o idealizador da consagrada Quinta Viva do Samba, roda que acontecia todas as quintas-feiras na Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta, e que chegou a reunir cerca de mil pessoas em uma edição, da qual participaram artistas locais como Khrystal, Isaque Galvão, Camila Masiso, Dodora Cardoso, Debinha; e artistas nacionais como Jorge Simas, Gabriel da Muda, Moyséis Marques e Aluísio Machado.

Também com o Arquivo Vivo, banda da qual fez parte até o ano de 2013, gravou seu primeiro CD, "Samba no Beco", com 12 faixas, sendo duas de sua autoria: "Esse é o samba" e "Festa no coração", resultado de uma parceria com Carlos Britto. Por todo este trabalho, foi indicado ao prêmio de Melhor Cantor, no Troféu Cultura, promovido pelo colunista Toinho Silveira, em 2012.

Marcos Souto já contabiliza cerca de 40 músicas compostas, trabalho que lhe rendeu o 3º lugar no Festival Música Potiguar Brasileira (FMPB 2016), promovido pela Universitária FM 88,9 (UFRN), com a música "Caminho a Seguir". Na edição de 2015 do mesmo festival, outra composição, desta vez "Terra do Sol", foi uma das finalistas. As duas canções são fruto de parcerias bem-sucedidas com o também macaibense Carlos Britto. O clipe de "Terra do Sol", inclusive, música que destaca as belezas da capital potiguar, teve grande repercussão na internet depois que foi postado na página oficial do Facebook da Prefeitura de Natal, e hoje conta com mais de 24 mil visualizações.

Em carreira solo há pouco mais de três anos, vem cada vez mais alimentando o sonho de deixar seus trabalhos registrados em um CD. Diante dos altos custos deste processo, conseguiu aprovação de um projeto, por meio da Lei Estadual de Djalma Maranhão, para viabilizar todo o processo de produção e gravação deste material. A previsão de lançamento do trabalho, com 12 faixas inéditas, é no fim de 2017.

SERVIÇO:
O quê: Show gratuito de lançamento do EP de Marcos Souto
Quando: 29.01.2017 (domingo)
Onde: Espaço Cultural M.A.P.A., no 3º piso do Shopping Midway Mall
Horário: 19h
Quanto: EP - R$ 10,00

Contato para entrevistas: Marcos Souto - 99493.9380

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo