Natal Card - Gif Agosto

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/06/2016 08h25

Cosern alerta para os cuidados com a segurança durante o período junino

A primeira recomendação é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia.

Para assegurar a segurança durante os festejos juninos, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) alerta a população para situações de risco envolvendo fogueiras e fogos de artifício e para a instalação de decoração típica do período, próximos à rede de distribuição de energia elétrica. É importante lembrar que pequenos detalhes e cuidados simples reforçam a segurança na mais tradicional festa nordestina.

A primeira recomendação é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia. A Cosern ressalta que os artefatos somente devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes das redes elétricas, afastados inclusive de bandeirinhas e outros materiais inflamáveis. Da mesma forma, as fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou sob os fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação.

A decoração junina é outro item que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças como as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade. A Cosern adverte que não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano, e artifícios de decoração, próximo à rede elétrica.

Outro alerta refere-se aos balões. A Cosern lembra que, além de crime, soltar balões é uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.

No ambiente doméstico ou na rua, os cuidados com a eletricidade devem ser redobrados. Em casos de ligações provisórias de energia para o suprimento das instalações elétricas de arraiais ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício, o serviço apenas pode ser executado por profissionais da Cosern. Ligações clandestinas, além de sobrecarregar o sistema e representar risco de curto-circuito e acidentes graves, é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é importante ter uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva. Apenas os profissionais capacitados podem executar esse serviço.

A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som devem levar em conta a distância mínima de segurança em relação à rede elétrica, que deverá ser consultada junto a Cosern. Todas essas estruturas devem contar com o devido aterramento elétrico. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.

Campanha - para reforçar as dicas de segurança quanto ao uso seguro da energia elétrica, a Cosern está divulgando no estado uma campanha publicitária que começou na segunda-feira (06/06) e prossegue até o dia 30/06. As peças reforçam os cuidados que a população deve adotar de forma a evitar riscos de acidentes com a rede elétrica, contemplando mídia de rádio, veiculações na internet e redes sociais, disponibilização de material publicitário nas agências de atendimento e ações promocionais nos principais polos de tradição junina e municípios de maior aglomeração populacional do RN, como Mossoró, Assu, Apodi, São Gonçalo do Amarante, Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibú, Monte Alegre, Santo Antônio, São Pedro e São Gonçalo do Amarante. Confira abaixo as dicas de segurança reforçadas nas peças publicitárias da campanha:

 


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo