RN CARD - 05-09-2016

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/01/2016 14h53

Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção às DSTs e Aids no Carnaval

Entre as ações previstas, em parceria com organizações não governamentais, estão distribuição de kits contendo preservativos masculinos, porta camisinha e material informativo

notícias relacionadas

Com o tema “Eu Sou Parceiro da Saúde”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal realizará campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids durante os quatro dias de Carnaval em Natal. Entre as ações previstas, em parceria com organizações não governamentais, estão distribuição de kits contendo preservativos masculinos, porta camisinha e material informativo em unidades de saúde, bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos comerciais.

A chefe do Setor de Promoção à Saúde do Departamento de Atenção Básica da SMS, Wanessa Lucena, explicou que a meta é distribuir 100 mil preservativos masculinos e 10 mil leques com informações e orientações sobre a prevenção às DSTs e Aids. Os profissionais da saúde e parceiros estarão presentes nos cinco polos de Carnaval durante os quatro dias de festa, abordando os foliões com os kits e orientações de saúde.

“Os comerciantes da cidade também serão orientados a tornarem-se agentes multiplicadores de saúde, instalando um ponto de distribuição de kit, além de adesivos e camisetas dos profissionais, para facilitar a identificação pelo público. Durante toda esta semana, a equipe organizadora da campanha está visitando os comércios da cidade para fazer o cadastramento dos estabelecimentos que quiserem aderir à ação”.

Wanessa afirmou que além da mobilização com o comércio local, a SMS está reforçando a ação junto a empresas privadas, com incentivos às orientações sobre DSTs/HIV/Aids e que os comerciantes que não receberem a visita da equipe e quiserem aderir à campanha, podem entrar em contato com o Setor de Promoção à Saúde, pelo número 3232-8005.

Além das orientações aos funcionários, a SMS mobiliza as empresas para a distribuição de preservativos, cartazes e folderes com informações e dicas de prevenção às DSTs e à Aids, entre seus funcionários. Várias unidades básicas de saúde também terão programação especial durante o período carnavalesco e a população pode também tirar dúvidas e realizar o teste rápido de HIV e Sífilis, que é rápido e seguro.

“O uso de preservativos é fundamental, pois muitas doenças são transmitidas por meio do sexo e uma única relação sexual desprotegida, sem camisinha, é o suficiente para se contaminar por doenças como Aids, Sífilis, Herpes e outras doenças. Também há a possibilidade de uma gravidez indesejada. Por isso, pedimos que a população curta a folia com segurança e prevenção. E não esqueça de registrar a alegria do momento publicando foto nas mídias sociais com a TAG #eusouparceirodasaude”.

 

Fonte: Prefeitura do Natal


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo