Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

08/06/2015 08h54 - Atualizado em 08/06/2015 09h05

Campanha de vacinação contra influenza é prorrogada até o dia 19 de junho

A SMS pede que a população que faz parte do grupo prioritário procure uma unidade de saúde mais próxima o quanto antes

notícias relacionadas

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), decidiu prorrogar a campanha nacional contra a Influenza até o dia 19 de junho em todas as unidades de saúde do município. Até o final da tarde desta sexta-feira (5), 103.900 pessoas foram imunizadas contra a gripe, o que corresponde a 62,68% da meta de vacinação. A SMS pede que a população que faz parte do grupo prioritário procure uma unidade de saúde mais próxima o quanto antes.

O secretário Municipal de Saúde, Luís Roberto Fonseca, alerta para a importância da vacinação e chama a população para aderir à campanha. “Nossa meta é vacinar 80% do público-alvo. Com isso, podemos reduzir as internações e os óbitos causados pelas complicações decorrentes da gripe, daí a importância da mobilização. É muito importante que as pessoas não percam mais essa oportunidade”, ressalta o secretário.

“O objetivo da vacinação é prevenir as complicações que podem ocorrer numa infecção por influenza, como a pneumonia. Essas complicações costumam ocorrer com mais frequência em crianças, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Por isso, elas fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação”, afirma o secretário Luiz Roberto Fonseca.

O secretário explica que a partir da próxima semana, a SMS vai fazer parcerias com algumas instituições, como hospitais privados, com foco nos profissionais de saúde, com as forças armadas, para as pessoas privadas de liberdades, bem como os profissionais que lidam com essas pessoas, bem como com a Fiern, Caern, dentre outras instituições. “Vamos intensificar essas parcerias já a partir da próxima segunda-feira para que consigamos atingir a meta de 80% do público-alvo”, afirma o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde já conseguiu imunizar 103.900 pessoas, sendo 56.126 idosos (65,84%), 1.010 puérperas (69,23%), 29.095 crianças (58,94%), 12.578 profissionais de saúde (60,86%) e 5.000 gestantes (56,34%).

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Araújo, explica que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano - A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. O período de maior circulação da gripe no Hemisfério Sul vai do final de maio até o mês de agosto. Após a aplicação, o corpo leva de duas a três semanas para gerar a proteção contra a gripe.

“A vacinação protege contra as formas graves de influenza. Quanto menor o número de vacinados, maior o número de pessoas suscetíveis à doença”, destaca Juliana Araújo.

 

Fonte: Prefeitura de Natal


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo