Prefeitura

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/05/2015 16h52

Governo e Prefeitura definem Plano de Operações para segurança do Mossoró Cidade Junina

O plano será apresentado em Mossoró na próxima terça-feira (2) e em Natal na quarta-feira (3)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), e a Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Sesp), apresentam na próxima semana o Plano de Operações Integrado da Segurança Pública para o Mossoró Cidade Junina 2015, maior festejo junino do Rio Grande do Norte, que reúne um público estimado em um milhão de pessoas. A apresentação ocorrerá em duas etapas sendo a primeira, na terça-feira (2), às 9h, na Estação das Artes, em Mossoró, e a outra, na quarta-feira (3), às 9h, no Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Natal. O evento está previsto para iniciar no dia 6 de junho.

O plano operacional para o Mossoró Cidade Junina envolve a Polícia Militar do RN, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do RN, a Guarda Municipal de Mossoró, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu) e estabelece as atuações de todas as forças de segurança que estarão em atividade durante o período das festividades em Mossoró.

O policiamento será reforçado no sentido de combater a ação de assaltantes, vândalos, pessoas conduzindo ilegalmente armas de fogo e arma branca, condutores de veículos em estado de embriaguez, pessoas embriagadas, traficantes e usuários de drogas e perturbadores da ordem pública em geral.

A Polícia Militar desencadeará atividades de Policiamento Preventivo e Ostensivo, composta por ações de orientação, com a finalidade de preservar a ordem pública, garantir a segurança, o bem estar e a tranquilidade das pessoas, na parte interna e externa da Estação das Artes, ruas e logradouros públicos adjacentes e bairros da cidade onde se realizarão os festejos juninos, procurando atuar em consonância com os órgãos federais, estaduais e municipais, dentro dos ditames da lei. Serão empregados em média 200 policiais nos dias de shows e 40 policiais militares durante os dias com as demais atividades diárias que ocorrem no Mossoró Cidade Junina.

A Polícia Civil desencadeará atividades de Polícia Judiciária, instalando uma Delegacia Móvel na área da Estação das Artes, bem como, na área do Espetáculo Chuva de Balas, responsável pela custódia provisória das pessoas detidas e apuração das infrações penais que ocorrerem no local. Serão empregados em média 10 policiais civis extras nos dias de shows.

Em relação a atuação do Corpo de Bombeiros Militar, os militares serão responsáveis por atividades de fiscalização, combate a incêndio e salvamentos, o qual empregará divisões distintas que atuaram em toda área abrangida pelo evento Mossoró Cidade Junina. Serão empregados em média 28 bombeiros militares extras nos dias de shows.

O 2o Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (2o DPRE) atuará em conjunto com a Semob nas atividades de fiscalização de trânsito, trabalhando em sintonia para o controle do fluxo de veículos, o respeito as regras de trânsito. Serão empregados em média 20 agentes de trânsito nos dias de shows.

Já a Guarda Municipal de Mossoró ficará responsável por atividades de rondas preventivas e ostensivas, na manutenção da ordem pública, na proteção do patrimônio, bens, serviços e instalações do município. Serão empregados em média 70 guardas municipais nos dias de shows.

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) atuará com um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, em atividades de fiscalização, videomonitoramento e no comando da comunicação policial, com um efetivo de 10 policiais extras nos dias de shows. Uma Plataforma de Observação Elevada (POE), utilizada na segurança dos jogos da Copa do Mundo de 2014, também será implementada pela Sesed, em Mossoró, durante o período junino.

 

Fonte: Governo do RN


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo