Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

12/08/2014 07h58

Guia orienta empreendedores sobre mudanças no Supersimples

Novas regras começam a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2015

notícias relacionadas

Após a presidente Dilma Rousseff sancionar a Lei Complementar 147/14, que universaliza o Simples Naciona l- também conhecido como Supersimples -, o Sebrae lança um guia para orientar os empreendedores interessados a aderir ao novo sistema. Com a medida, mais de 140 atividades que estavam de fora, poderão aderir a esse modelo de tributação, que unifica oito tipos diferentes de impostos e chega reduzir em até 40% a carga tributária para empreendedores. Ao todo, o Guia responde a 12 perguntas e traz tabelas que orientam sobre alíquotas e atividades beneficiadas com a mudança.  O material está disponível no Portal do Sebrae e pode ser acessado através do endereço http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Mudan%C3%A7as-no-Supersimples:-o-que-o-dono-de-pequeno-neg%C3%B3cio-deve-saber/

As novas regras começam a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2015.  Entre os profissionais beneficiados estão advogados, corretores, consultores, arquitetos, engenheiros, jornalistas, publicitários, fisioterapeutas e outras atividades da área de saúde que antes eram impedidas de ingressar no Supersimples. Além deles, a nova Lei também protege o Microempreendedor Individual (MEI), categoria que fatura por ano até R$ 60 mil, de cobranças indevidas realizadas por conselhos de classe, por exemplo, e ainda, proíbe que as concessionárias de serviços públicos aumentem as tarifas do MEI por conta da modificação de sua condição de pessoa física para pessoa jurídica.

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Mas essas vantagens não eram estendidas a todas as atividades. Agora, com a ampliação do Simples Nacional, as novas regras valem para empresas que faturam até R$ 3,6 milhões, o que deve alcançar mais de 450 mil empreendimentos no Brasil.

*Fonte: Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo