SSTU

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

12/06/2014 08h38

É hoje! Brasil e Croácia abrem a Copa do Mundo 2014 na Arena Corinthians

Está tudo pronto para a torcida vibrar no campeonato de futebol mais importante do planeta

notícias relacionadas

A espera finalmente acabou! Chegou o dia da abertura da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014! Nesta quinta-feira (12), às 17h, a Seleção Brasileira entra em campo e enfrenta a Croácia na Arena Corinthians, em São Paulo.

Antes de a bola rolar, um grande espetáculo promete emocionar os cerca de 61 mil fãs que estarão no estádio, além dos milhares que acompanharão a cerimônia de abertura pela televisão.

Os torcedores podem chegar cedo: os portões serão abertos às 13h e o show começará às 15h15. Dançarinos, capoeiristas, ginastas, entre outros artistas farão uma apresentação de cerca de 25 minutos. Mais de 600 bailarinos entrarão em campo antes dos jogadores para mostrar a diversidade do País anfitrião. Além disso, Cláudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull interpretarão a canção oficial da Copa: "We Are One (Ole Ola)".

- Informações da CET para chegar e sair da Arena de São Paulo

Reencontros
Brasileiros e croatas já se enfrentaram há oito anos, no dia 13 de junho de 2006, pela partida de abertura do Grupo F na Alemanha. A Seleção teve trabalho diante de uma formação bastante técnica e precisou se contentar com um gol de Kaká antes do intervalo para estrear com vitória em Berlim.

Embora o Brasil tenha renovado inteiramente o seu elenco desde então, entre os 23 jogadores da Croácia há dois que participaram daquele encontro: o goleiro Stipe Pletikosa e o capitão Darijo Srna. Além disso, Niko e Robert Kovac também estavam lá. O técnico de 42 anos, que disputou 83 jogos com a camisa croata, substituiu Igor Stimac auxiliado pelo irmão em outubro de 2013.

A hora e a vez da tecnologia
A tecnologia da linha do gol será empregada pela primeira vez em Mundiais em 2014. O sistema GoalControl-4D possui 14 câmeras de alta velocidade instaladas ao redor do campo, sendo sete apontadas para cada goleiro. A unidade central de tratamento envia um sinal de rádio criptografado para o relógio do árbitro em menos de um segundo para indicar se a bola cruzou a linha por meio de uma vibração e um símbolo visual.

Legado
Os 12 estádios que receberão as 64 partidas do torneio já foram testados. Metade das arenas foi inaugurada entre 2012 e 2013 para receber a Copa das Confederações e os outros seis palcos receberam jogos-teste neste ano.

Os complexos apresentam diversas novidades que aumentam o padrão de segurança e conforto para torcedores, delegações e imprensa. As medidas de sustentabilidade adotadas nas construções e operações das arenas servirão como referência, inclusive, para os próximos mundiais da Fifa.

Mas os ganhos de sediar um evento desse porte não ficam só nos estádios. A escolha do Brasil para sediar esse mega evento deixará para toda a população brasileira um legado cheio de avanços na infraestrutura, mobilidade urbana, segurança pública, economia, turismo, emprego, entre outros setores.

 

Fonte: Portal Brasil


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo