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12/06/2014 08h32

Cadastrar alerta na Serasa sobre o roubo ou a perda de documentos durante a Copa do Mundo ajuda a evitar fraudes

Ao fazer o registro gratuito, o consumidor ganha proteção em dobro com o serviço de acompanhamento do CPF grátis por 30 dias

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Milhares de pessoas devem se reunir amanhã em todo o país para assistir ao jogo de abertura da Copa do Mundo. É nesse momento de intenso fluxo de pessoas nas ruas que a Serasa recomenda atenção e cuidado com documentos pessoais para o consumidor não se tornar vítima de fraude. Pesquisas realizadas pela empresa apontam que estão mais suscetíveis às fraudes os cidadãos que tiveram seus documentos roubados, perdidos ou extraviados. Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de ser vítima de uma fraude. Na Copa da África do Sul, somente a fraude com cartões de credito subiu 53%. A Serasa acredita que assim como ocorreu na África do Sul, a Copa no Brasil também registrará aumento nas fraudes contra o consumidor.

Se o cidadão sentir falta de algum documento ou for roubado durante as comemorações, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), deve cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. O registro ajuda a reduzir o risco e evitar a dor de cabeça de ter dados pessoais utilizados por golpistas.

Ao fazer o cadastro, o consumidor ganha automaticamente, por 30 dias, proteção em dobro com o serviço antifraude da Serasa, que acompanha 24 horas por dia as movimentações do CPF. Caso o número do documento do cidadão seja consultado por alguma empresa durante o período, o serviço MeProteja enviará instantaneamente uma mensagem de celular - SMS - informando o ocorrido. Dessa forma, o consumidor consegue identificar se foi ele mesmo que estava buscando crédito naquele momento ou se está sendo vítima de uma fraude. "Neste caso, a agilidade no recebimento da informação ganha destaque porque o cidadão consegue ter mais informações ligando na mesma hora para a nossa central exclusiva que está preparada para ajudar nestes casos", diz Maria Zanforlin, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian.

O MeProteja também envia um relatório por e-mail com informações de entrada ou saída da inadimplência, mostrando o nome da empresa credora, o tipo da dívida e a data de inclusão ou exclusão da anotação nos bancos de dados. Além disso, o serviço protege o CPF do cidadão ao enviar alertas informando casos de abertura de empresa, a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados no nome do consumidor e parcelas atrasadas que podem gerar negativação. Se o consumidor identificar no relatório qualquer movimentação estranha no seu CPF, deve entrar em contato com a central de atendimento da Serasa que trata exclusivamente desses casos, pelo telefone (011) 3003 6300, que funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h.

Para fazer o cadastro gratuito do extravio de folhas de cheques e documentos (como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor), basta acessar a qualquer hora do dia o link, www.serasaconsumidor.com.br/servicos/documentos-e-cheques-roubados, ou ligar para a Central de Atendimento ao Consumidor da Serasa, no telefone (11) 3373 7272, que funciona nos 7 dias da semana, das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado algum documento extraviado e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.

A partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no país. No caso dos documentos, o alerta fica no sistema de consultas, provisoriamente, por um período de dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o Boletim de Ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques. Após a sustação, o alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base de dados da Serasa Experian.

A ação de fraudadores pode causar muitos transtornos. Segundo Zanforlin, o consumidor deve adotar algumas medidas de segurança para não ficar exposto a possíveis golpes. Confira abaixo 8 dicas de prevenção:

1ª Não saia de casa com todos os documentos originais;
2ª Se for para algum lugar que não solicita documento original, procure ir com uma cópia simples ou autenticada;
3ª Procure guardar documentos, cartões e cheques no bolso da frente da calça ou em algum lugar escondido dentro da bolsa;
4ª Não perca de vista seus documentos e nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver por perto;
5ª Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas ou por telefone;
6ª Não informe os números dos seus documentos quando participar de promoções e sorteios;
7ª - Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
8ª - Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.
Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

 

Fonte: Serasa Experian


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