Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Vantagens concedidas por Dilma a Pernambuco não superam as condições técnicas do RN na luta pelo hub da TAM

01/09/2015 15h59

A presidente da república, Dilma Rousseff, garantiu ao senador pernambucano Humberto Costa que a área da Força Aérea Brasileira (FAB) no Aeroporto do Recife será cedida ao Governo do Estado. A medida visa ajudar o estado a ganhar força na disputa contra o Rio Grande do Norte e o Ceará para receber o primeiro hub da Latam na região Nordeste.

Segundo Humberto Costa, o acordo foi fechado em reunião realizada no último sábado (26), mas será validado apenas quando houver a contrapartida do governo de Pernambuco para receber a área. O burburinho espalhado pelo senador repercutiu muito mal nos meios empresarial e político dos dois estados que também pleiteiam receber o investimento da companhia aérea. Esperava-se uma postura mais isonômica da presidente, para não privilegiar nenhum dos concorrentes.

Mesmo que a doação seja concretizada, os técnicos potiguares que estão acompanhando o processo afirmam que a medida não foi efetiva, já que o Aeroporto Internacional Aluísio Alves possui uma área de expansão muito maior para recepcionar o hub. Ao todo, são 13 milhões de metros quadrados contra os 3,6 milhões de metros quadrados do Aeroporto Internacional do Recife, que mesmo recebendo o terreno doado pela FAB, passaria a ter apenas 500 mil metros quadrados a mais. Se realmente for mantida a decisão técnica, considerando o maior número de vantagens para cada estado, o Rio Grande do Norte é líder absoluto na disputa.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo