Seturn - 21/09/23 topo

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Estudo mostra itens que a classe C deixou de consumir e o que passou a colocar no carrinho de compras

31/03/2015 17h49

A classe C foi o grande motor do desenvolvimento econômico do país nos últimos 10 anos, por isso começou a ter seus hábitos de consumo estudados por empresas das mais diversas áreas, que delinearam estratégias para conquistá-los. É importante saber para onde esse consumidor está indo e o que ele está buscando. Segundo estimativas de algumas consultorias, a classe C movimenta hoje mais de R$ 1 trilhão para gastar em consumo ao longo de 2015. É uma fatia de público que definitivamente não pode ser desprezada.

Uma pesquisa divulgada ontem pela Kantar Wordpanel, a pedido da Folha de São Paulo, mostra os principais itens que perderam espaço no carrinho de compras desses consumidores em 2014, assim como os produtos que agora são os queridinhos da categoria.

Cremes e loções corporais lideram o ranking das coisas que perderam o interesse da classe C, com uma queda de 6%. Em seguida vem a polpa e purê de tomate (-4%), suco concentrado (-4%) e o sabão em pedra (-4%). Enquanto isso, o detergente líquido só sobe, de acordo com a pesquisa está em alta, com o crescimento de penetração em 10%. Mas não é, nem de longe, o fim do sabão em pedra, que é comprado por 80% das famílias brasileiras de classe C ao menos uma vez por ano.

Outro item que ganhou lugar cativo no carrinho deste público foi o iogurte grego, e mesmo sendo mais caros do que os iogurtes tradicionais, atingiu os 24% positivos na pesquisa. Também decolaram alvejantes sem cloro (11%), suco pronto para beber(9%) e bolo industrializado (7%). Ficou muito claro que a classe C está refinando os seus hábitos de consumo e o mercado precisa ficar atento à isso.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo