Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Publicação estrangeira afirma que o Brasil está no atoleiro econômico

27/02/2015 16h25

A revista The Economist, em sua mais recente edição, traz como destaque o Brasil e o suposto atoleiro econômico do país. Em editorial, a revista diz que a primeira estrela da América Latina "está na maior bagunça desde o começo dos anos 1990". A informação da capa por si só já choca bastante: Uma passista de escola de samba bambeando para não cair dentro de um lamaçal. A publicação é uma das mais lidas e respeitadas no mundo quando o assunto é economia, e não é a primeira vez que somos destaque em suas edições.

Em 2009, a reportagem era diferente, falava sobre um Brasil promissor, que crescia e se desenvolvia a cada boa decisão tomada. Naquele ano, a capa foi ilustrada com uma imagem do Cristo Redentor decolando. Já em 2013, a revista trazia um alerta importante ao governo, demonstrando que o país estava correndo sérios riscos de perder o rumo do seu crescimento. Dito e feito.

O texto diz que "a economia do Brasil está numa bagunça, com problemas bem maiores do que o governo admite ou que os investidores parecem perceber". Entre os problemas estão a economia estagnada, a inflação, a diminuição dos investimentos, o escândalo de corrupção da Petrobras e a desvalorização do real. A alta do dólar nas últimas semanas exemplifica bem este último ponto.

Hoje o Brasil pode até não estar no total atoleiro, mas enfrenta grandes dificuldades para controlar os índices econômicos. Ontem a presidente Dilma Rousseff anunciou algumas medidas para tentar controlar a crise, como o corte de gastos em alguns programas e também o aumento nos tributos para as empresas. Mas para o Brasil conseguir se restabelecer, será necessário reduzir ainda mais os gastos públicos e promover uma reforma fiscal e tributária. Só assim a economia voltará a crescer no setor produtivo.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo